Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle das finanças da empresa. É possível, através dela, acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro, ou seja, as receitas e as despesas da empresa no geral em um projeto específico.

O fluxo de caixa é um histórico onde é possível acompanhar registro a registro o caixa atual da empresa.

Ao iniciar o fluxo de caixa você precisa definir qual é o saldo inicial, ou seja, com quanto dinheiro você está entrando para fazer as movimentações financeiras da empresa.

É importante acompanhar todos os dias o fluxo da empresa, não conhecer as movimentações financeiras da empresa é extremamente perigoso e danoso à saúde financeira do seu negócio.

Exemplos de entrada:
Venda de produtos
Prestação de serviços

Exemplos de saída:
Pagamento de salário
Pagamento de pró-labore
Pagamento de contas como energia elétrica, água, internet, IPTU, impostos, etc.

A desastrosa pizza do Subway

Essa semana viralizou uma imagem bizarra de uma pizza do Subway. Um cliente pediu a pizza pelo iFood e recebeu um produto de aparência completamente fora dos padrões do que conhecemos como pizza. O cliente colocou a foto no Twitter e a imagem circulou o Brasil obrigando o Subway a se desculpar e recolher a produto.


O Subway começou a vender pizza recentemente.

Você, aluno ou seguidor da Gigante Escola, o que você acha que faltou por parte da empresa nesse episódio que manchou profundamente a reputação da marca?

Seja voluntário no Educapai

O Educapai é um projeto social conduzido pela irmã Edna Santos em Itaquaquecetuba. A missionária católica da Vila Virgínia, conduz o projeto que é focado em ajudar famílias que necessitam de alguma assistência. As reuniões acontecem a cada 15 dias às segundas-feiras e estão suspensas no momento em função da crise sanitária do coronavírus.

O projeto conta com religiosos, advogados, professores, psicólogos e outros profissionais que visam ajudar de forma voluntária as famílias da cidade.

Você pode participar também doando parte do seu tempo em prol da comunidade, seja você assistente social, psicólogo, professor, advogado, psiquiatra, médico ou qualquer profissão que possa servir.

O Prof. Eduardo Ribeiro e a Prof.ª Clarice Fernandes da Gigante Escola também integram o projeto.

Junte-se ao projeto você também.

O segredo é adiar a recompensa

Você consegue deixar o melhor para o final? Consegue ter paciência e esperar para colher os resultados no futuro? Consegue treinar todos os dias e deixar de comer comidas saborosas para conseguir o corpo que deseja daqui a um ano? Consegue estudar por quatro anos para conseguir um diploma da faculdade?

Um estudo bastante conhecido chamado de experimento do marshmallow de 1972 sugere que desde cedo, quem consegue adiar a recompensa consegue obter êxitos significativos durante sua vida. O estudo foi realizado diversas vezes e mostrou um resultado bastante similar.

Consistia em um grupo de crianças que era dado a opção de comer um doce imediatamente ou esperar um intervalo de tempo e conseguir mais doces se conseguisse resistir a tentação de comer o doce que era ofertado inicialmente.

Basicamente, as crianças que conseguiram resistir foram observadas pelos próximos anos e conseguiram obter êxito profissional e acadêmico, enquanto as crianças que não resistiam à tentação tiveram um desempenho pior nessas áreas.

E você, tem conseguido se recompensar por algum esforço que faz? Tem conseguido ter autocontrole?

Faça mais do que lhe pedem

Fazer o que precisa ser feito, sem que lhe peçam, é a marca registrada de um excelente profissional. Busque sempre ter iniciativa, enxergar além do óbvio e não ser apenas como um equipamento eletrônico que só funciona quando recebe ordens.

Sempre que estiver atuando em alguma empresa, busque sempre trabalhar para que a empresa melhore seus resultados e aumente seus lucros, trabalhe sempre como se você já recebesse mais e você será recompensado por isso.

Aquele que faz mais do que lhe pedem, sempre é mais valorizado.

O menino e o prego

TODA PALAVRA OFENSIVA PRONUNCIADA EM UM MOMENTO DE IRA, MESMO QUE SEJA PERDOADA, JAMAIS SERÁ ESQUECIDA.

Esta é a história de um menino que tinha um mau caráter por pura falta de paciência com os outros. Um dia seu pai entregou-lhe um saco de pregos e lhe propôs que, cada vez que perdesse a paciência, ele pregasse um prego atrás da porta.

No primeiro dia, o menino pregou 37 pregos atrás da porta. Nas semanas que seguiram, à medida que ia aprendendo a controlar seu gênio, o garoto pregava cada vez menos pregos atrás da porta. Com o tempo, ele descobriu que era mais fácil controlar seu gênio que pregar pregos atrás da porta.

E finalmente chegou o dia em que o menino conseguiu controlar seu caráter durante um dia inteiro.

Depois de contar a novidade ao pai, este sugeriu ao filho que, cada dia que conseguisse controlar seu caráter, fosse retirando um prego da porta. Os dias se passaram, até chegar aquele em que o jovem pôde, finalmente, anunciar ao pai que não havia mais pregos pregados atrás da porta.

O pai pegou o filho pela mão, levou-o até a porta esburacada e disse:

— Meu filho, você trabalhou duro, eu sei, mas veja quantos buracos há agora na porta… Ela nunca mais será a mesma. Cada vez que você perde a paciência, deixa cicatrizes exatamente como estas aqui. Você pode insultar alguém e depois pedir desculpas, mas, dependendo da maneira como você falou, o mal poderá ter sido devastador e a cicatriz ficará para sempre.

Uma ofensa verbal pode ser tão daninha como uma ofensa física. As boas relações no trabalho são a base de um ambiente agradável e produtivo. Palavras ásperas, mesmo seguidas de pedidos de desculpas, apenas servem para criar rusgas e prejudicar a harmonia tão necessária numa família ou em uma empresa.

Uma posição ou um cargo lhe concede o poder da autoridade, mas nunca o direito de menosprezar as pessoas ou tratá-las com descortesia.

Fonte: Pense bem

Você quer ser empreendedor? Assista

O bloqueio que o AppBlock faz, por exemplo, no Facebook do seu celular tem um efeito psicológico similar a um chefe ou professor te dando uma bronca para evitar que você se distraia durante a aula ou serviço.

Alguém que deseja empreender não poderá depender de puxão de orelha de chefe, então, a única solução é desenvolver um método de cobrança de si mesmo, uma autodisciplina que permita você administrar melhor o seu tempo e separar o momento adequado de trabalho, estudo e diversão.

Saia da zona de conforto? Não é bem assim

Tenho certeza que você já ouviu falar que para conquistar seus sonhos você precisa sair da zona de conforto. Para conquistar um carro, uma casa, um bom emprego, um contrato lucrativo ou algo do tipo você deve expor-se a situações extremamente desconfortáveis com muita dor, suor e lágrimas. Talvez exista algum fundo de verdade nisso. Mas precisamos entender melhor o processo.

Imagina que você se expõe por muito a uma situação desconfortável, o seu corpo naturalmente tende a querer evitar a dor e buscar prazer, ninguém aguenta muito tempo sessões de tortura em busca de alguma coisa.

A zona de conforto é um espaço seguro, onde nos sentimos a vontade. O grande segredo para o desenvolvimento é sentir prazer no processo, expandir a zona de conforto não apenas para videogames, ler no sofá e assistir Netflix, mas, também para estudar, fazer musculação, fazer bem o seu trabalho, você precisa encontrar prazer no processo, assim você expande sua zona segura.

Eventualmente você deve se expor a algumas situações desconfortáveis para buscar o crescimento e com isso colocar essas situações dentro da sua zona segura. Lembre-se quando você era criança e como foi o desconforto do primeiro dia de aula, depois de alguns dias você se acostumou. Quando adulto, lembre-se da primeira palestra que você deu e suou frio ou gaguejou.

Expanda sua zona de conforto e encontre prazer no processo. Esse é o maior segredo para você obter crescimento na área que você deseja.

Conte sempre com a Gigante Escola para acompanhar o seu desenvolvimento. Qualquer dúvida, envie uma mensagem: (11) 94052-5702

Não estude deitado

Nesta época de pandemia tivemos que adaptar nossos estudos à modalidade online, seja em cursos preparatórios, profissionalizantes ou até mesmo universitários e passamos a estudar na frente do PC, notebook ou celular.

Mas, o ambiente doméstico é diferente do ambiente de sala de aula, estudar em casa tem inúmeros benefícios mas também uma série de obstáculos que devem super superados para que você possa ter um melhor aproveitamento.

Na sala de aula não tem o conforto do moletom, do sofá, da cama, da cozinha, do cafezinho e de outras facilidades e isso te obriga a prestar atenção ao professor e ao caderno, já em casa, as tentações do conforto são enormes.

O conforto faz com que seu corpo comece a poupar energia, te coloca em estado sonolento e você começa a reter muito menos informações. Isso é péssimo para o estudo.

Busque não ser apenas um aluno, mas um estudante. Ser simplesmente aluno é estar em estado de passividade, depois da aula, vá atrás de conhecimento complementar, revise o conteúdo do seu professor, revise os slides, apostila e anotações. Devore o conhecimento. Tenha uma participação ativa no aprendizado.

Evite o conforto ao estudar, tente simular, de alguma forma, o ambiente de sala de aula, vista-se de forma adequada, reserve um espaço distante da cama ou sofá, desligue as notificações de aplicativos que distraiam como Whatsapp, Instagram e Facebook e mãos à obra.

Use o App Block para bloquear aplicativos e notificações.

Bons estudos e conte sempre com a Gigante Escola.