Dicas de Marketing Pessoal

Tenha um objetivo definido

Para melhorar o seu Marketing pessoal você precisa saber exatamente o que você quer, seja uma promoção na empresa, seja um contrato com um cliente ou uma entrevista de emprego. Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Lembre-se disso.

Tenha uma missão, visão e valores pessoais definida

Tenha bem escrito sua missão, visão e valores, para você não esquecer quem você é e nem para onde está indo e que você saiba quais são os princípios que norteiam sua pessoa.

Faça uma matriz SWOT de si mesmo

A matriz SWOT é muito importante para você melhorar seus pontos fortes e corrigir suas falhas.

Melhore suas habilidades de comunicação

Treine bastante, leia para ampliar seu vocabulário e treine oratória na frente do espelho ou com outras pessoas como amigos e familiares. Não desperdice uma oportunidade de falar em pública, seja na escola, na igreja ou em algum evento. Mesmo se gaguejar ou suar frio, não importa, continue. Você sairá do sufoco mais experiente.

Busque melhoria contínua

Jamais deixe de estudar, continue fazendo cursos, pesquisando, lendo e se mantendo informado.

Cuide da sua aparência

A aparência é a “capa do livro” e ela também é uma forma de linguagem, alguém que leva a sério uma entrevista de emprego não irá vestido de moletom, tenha certeza disso. Cuide da sua aparência.

Aprenda a trabalhar bem em equipe

Trabalhar em equipe está relacionado com a inteligência interpessoal. Essa habilidade é fundamental para o crescimento num ambiente corporativo, saber lidar com as emoções das outras pessoas, exercite sempre a empatia.

Seja simpático e sorridente genuinamente

Um sorriso falso é muito simples de perceber. Seja simpático e sorria de forma genuína, envolva-se com o cliente ou recrutador ou mesmo colegas de trabalho, crie uma harmonia com essas pessoas.

Cuide da sua imagem virtual

Reputação é tudo. Nossas redes sociais são nosso cartão de visitas. Tenha coerência entre a sua vida e o que você posta nas redes sociais.  

Tenha comprometimento

É fundamental dedicar-se ao que você esteja fazendo, seja uma entrevista de emprego ou uma tarefa de estudos ou trabalho. Se vai fazer, faça direto, dê o seu máximo.

Desenvolva seu networking

Ter uma rede de contatos é a forma mais fácil de conseguir uma indicação de empregos. Envolva-se com as pessoas com interesses semelhantes, fazer networking não é só trocar cartão de visitas, é envolvimento e confiança com seus pares.

Eduardo Ribeiro
Eduardo Ribeiro é diretor e professor na Gigante Escola. Escreve neste blog sobre educação, tecnologia, emprego e curiosidades.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.