Não estude deitado

Nesta época de pandemia tivemos que adaptar nossos estudos à modalidade online, seja em cursos preparatórios, profissionalizantes ou até mesmo universitários e passamos a estudar na frente do PC, notebook ou celular.

Mas, o ambiente doméstico é diferente do ambiente de sala de aula, estudar em casa tem inúmeros benefícios mas também uma série de obstáculos que devem super superados para que você possa ter um melhor aproveitamento.

Na sala de aula não tem o conforto do moletom, do sofá, da cama, da cozinha, do cafezinho e de outras facilidades e isso te obriga a prestar atenção ao professor e ao caderno, já em casa, as tentações do conforto são enormes.

O conforto faz com que seu corpo comece a poupar energia, te coloca em estado sonolento e você começa a reter muito menos informações. Isso é péssimo para o estudo.

Busque não ser apenas um aluno, mas um estudante. Ser simplesmente aluno é estar em estado de passividade, depois da aula, vá atrás de conhecimento complementar, revise o conteúdo do seu professor, revise os slides, apostila e anotações. Devore o conhecimento. Tenha uma participação ativa no aprendizado.

Evite o conforto ao estudar, tente simular, de alguma forma, o ambiente de sala de aula, vista-se de forma adequada, reserve um espaço distante da cama ou sofá, desligue as notificações de aplicativos que distraiam como Whatsapp, Instagram e Facebook e mãos à obra.

Use o App Block para bloquear aplicativos e notificações.

Bons estudos e conte sempre com a Gigante Escola.

Eduardo Ribeiro
Eduardo Ribeiro é diretor e professor na Gigante Escola. Escreve neste blog sobre educação, tecnologia, emprego e curiosidades.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.