O segredo é adiar a recompensa

Você consegue deixar o melhor para o final? Consegue ter paciência e esperar para colher os resultados no futuro? Consegue treinar todos os dias e deixar de comer comidas saborosas para conseguir o corpo que deseja daqui a um ano? Consegue estudar por quatro anos para conseguir um diploma da faculdade?

Um estudo bastante conhecido chamado de experimento do marshmallow de 1972 sugere que desde cedo, quem consegue adiar a recompensa consegue obter êxitos significativos durante sua vida. O estudo foi realizado diversas vezes e mostrou um resultado bastante similar.

Consistia em um grupo de crianças que era dado a opção de comer um doce imediatamente ou esperar um intervalo de tempo e conseguir mais doces se conseguisse resistir a tentação de comer o doce que era ofertado inicialmente.

Basicamente, as crianças que conseguiram resistir foram observadas pelos próximos anos e conseguiram obter êxito profissional e acadêmico, enquanto as crianças que não resistiam à tentação tiveram um desempenho pior nessas áreas.

E você, tem conseguido se recompensar por algum esforço que faz? Tem conseguido ter autocontrole?

Eduardo Ribeiro
Eduardo Ribeiro é diretor e professor na Gigante Escola. Escreve neste blog sobre educação, tecnologia, emprego e curiosidades.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.